Como consultar se caiu na malha fina do Imposto de Renda?
Ser incluído na malha fina acarreta uma série de consequências para os contribuintes do Imposto de Renda. Veja cmo consultar se você foi incluído.
Por: Portal Notícia Magazine
Ser incluído na malha fina acarreta uma série de consequências para os contribuintes do Imposto de Renda.
Com o objetivo de notificar esse público sobre suas pendências, a Receita Federal fez um pronunciamento importante que afetará o bolso dos cidadãos.
A lista dos devedores inclui aqueles que caíram na malha fina devido ao Imposto de Renda.
Isso significa que quaisquer outras pendências com a Receita Federal devem ser resolvidas por outros meios.
No caso do imposto, são enquadrados na malha fina aqueles que enviaram informações incorretas ou não forneceram todos os dados necessários. Isso inclui também aqueles que sequer preencheram a declaração.
A consulta estará disponível a partir de sexta-feira, dia 7, e não se limita apenas à declaração deste ano, cujo prazo de entrega terminou em 31 de maio.
Ela também abrange as declarações de anos anteriores que podem estar atrasando a liberação da restituição e a regularização do CPF do contribuinte.
Isso porque o CPF daqueles que possuem débitos com a Receita fica bloqueado até que ocorra a regularização.
Se for confirmado que o contribuinte caiu na malha fina, ele terá a opção de corrigir todas as informações e preencher as declarações que estão em atraso.
Segundo a Receita Federal, mesmo que o documento seja enviado fora do prazo, é necessário preenchê-lo para evitar consequências para o CPF do cidadão.
Como consultar se caiu na malha fina do Imposto de Renda?
O contribuinte terá três opções para consultar sua declaração do Imposto de Renda: o site da Receita Federal, o e-CAC e o aplicativo Meu Imposto de Renda.
Nessa consulta, também será possível verificar o status da declaração de 2023, se há alguma pendência, se está na fila para receber a restituição ou se caiu na malha fina.
As declarações não entregues receberão o status de "Omissa" e, a partir desse ponto, o contribuinte terá duas opções: "consultar os motivos da omissão" ou "preencher a declaração".
Com o intuito de facilitar o preenchimento, a Receita Federal disponibiliza uma versão pré-preenchida da declaração não enviada, inclusive exibindo as informações que foram omitidas.